A BERINGELA E AS SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS

Beringela – propriedades medicinais


A beringela é um dos vegetais mais frequentes nos cardápios vegetarianos. E não é por menos. Além de ser uma excelente fonte de vitamina B6, vitamina K, magnésio e fibras, apresenta uma série de propriedades medicinais. E por conter baixa caloria é uma óptima opção para quem quer eliminar peso.

Origem – Historiadores acreditam que a Índia é o local de origem da beringela. Relatos do século V mostram que a China já a cultivava, mas tudo indica que o lugar mais provável da origem da beringela é o sudeste asiático, devido à grande variedade de espécies encontradas ali. Na Europa, a beringela chegou no século VIII quando os Mouros invadiram a Espanha. A beringela veio parar na América com a chegada dos exploradores espanhóis e portugueses.

Propriedades Nutricionais – A beringela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Apresenta pouquíssima caloria. Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para quem quer eliminar peso.

Propriedades Medicinais – A beringela tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como colesterol ruim), diminuir a pressão sanguínea, além de ser recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral. Ela também é digestiva, nutritiva e laxante, sendo indicada em casos de desnutrição e prisão de ventre. Uma boa alternativa para o seu consumo é em forma de suco. Basta bater 1/4 de beringela com o suco de duas laranjas.

Curiosidades – Apesar de ter chegado na Europa no século VIII, a beringela só foi aceita como alimento em toda a Europa no século XVIII. Primeiramente elas foram utilizadas pelos italianos e ingleses somente como planta decorativa. Conhecida como “maçã louca” a beringela era acusada de causar insanidade. Os franceses, inclusive, acreditavam que ela seria capaz de causar epilepsia.

Dicas – Na hora de comprar, sempre opte pelas beringelas mais firmes e que apresentam uma coloração roxa uniforme, forte e brilhante. Nunca escolha as beringelas com partes machucadas ou enrugadas. Também não compre as que estejam muito maduras, pois geralmente possuem sabor amargo. Para retirar o gosto amargo da beringela, você deve cortá-la ao meio e esfregá-la com sal. Ou então, você pode deixá-la coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 a 20 minutos. Já para conservá-la, escorra a beringela e seque com papel absorvente. Guardada na geladeira, dentro de um saco plástico, ela pode durar de uma a duas semanas.

RECEITAS

Para emagrecer……

A receita de sumo ou suco de beringela que conheço à mais tempo, aconselhada por muitos e com muitos  testemunhos de bons resultados. Conselho tome-o durante três dias e descanse um.

Corte a beringela em pequenos pedaços, sem retirar a pele, a quantidade suficiente para encher dois terços de um copo. Após colocar a beringela no copo encha-o de água e coloque no frigorífico (geladeira) a macerar, no dia seguinte coe e beba em jejum, pode adicionar-lhe sumo de limão, laranja ou abacaxi a gosto.

Não pode adicionar açúcar… Tente tomar o sumo  15 a 20 minutos antes do café da manhã.

Outra receita para emagrecer…..

A maçã juntamente com a beringela, formam uma dupla poderosa para nos ajudar na perda de peso, pelo que, carece de algum cuidado pois a perda de peso muito rápida pode ser mau para a sua saúde. Nesta receita tome apenas um copo com o café da manhã.

  • Corte uma fatia média de beringela e meia maçã, sempre com casca,
  • cubra com água e triture muito bem.
  • tome de seguida.

Emagrecer, beringela, receita 3

As várias receitas aqui indicadas  dão-lhe  diversas opções, pois pode gostar mais de umas do que de outras, mantendo nestes casos a beringela como base.

Corte a beringela sem a descascar, junte-lhe uma fatia ou rodela de abacaxi (não retire o centro), adicione uma colher de sementes de linhaça e cubra com água e bata muito bem.

Beba um copo cerca de 30 minutos antes de cada refeição.

Beringela, reduzir o colesterol

O consumo de beringela na sua alimentação só por si já ajuda a reduzir o colesterol, NUNCA A FRITE, por ser esponjosa e muito fibrosa vai absorver muita gordura. Se usar uma das receitas para emagrecer também vai reduzir o colesterol.

Se só pretende reduzir o colesterol faça o seguinte:

  • Corte uma beringela em pedaços,
  • junte litro e meio de água,
  • guarde no frigorífico ou geladeira durante a noite,
  • vá bebendo a água do preparado durante o dia.

Suco de beringela

Uma beringela

Quatro laranjas

Açúcar ou adoçante quanto baste

Para fazer esse suco é necessário ter uma liquificadora.

Lave a beringela e corte aos cubinhos pequenos e faça a mesma coisa com a laranja, descasque e corte aos bocadinhos.

Agora ponha tudo na liquidificadora, recupere o suco e beba.

Esse suco bebido de manha, ajuda a baixar o colesterol.

CHÁ de Beringela 

Bom para reduzir o colesterol

Ingredientes

1/2 beringela

1 litro de água

açúcar ou adoçante

Numa panela ponha a água com a beringela previamente lavada cortada aos cubos, até a água ferver. Depois da água ferver, retire do lume e deixar estar um minuto. Coar e beber durante o dia. Se não beber tudo durante o dia conservar no frigorifico no maximo dois dias.

About these ads
Esta entrada foi publicada em Saúde com as etiquetas . ligação permanente.

9 respostas a A BERINGELA E AS SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS

  1. Zeneida diz:

    Gostei muito das informações, pois consumo muito seguido, mas só as refeições.Corto a beringela aos cubos com casca(1), i cebola grande, 2 pimentões, i amarelo e outro vermelho e passas de uva preta,, as vezes coloco tomate também, fica muito saborosa.eu criei essa receita. obrigada pelas dicas, pois preciso emagrecer.

    • angolano29 diz:

      cara Zeneida,

      Obrigado pela sua visita ao Blog do Picapau angolano. É bom vê-la por aqui.
      Fale-me mais da sua receita com beringela, pimentos, cebola e passas de uva preta. Come isso de manhã ao natural? E tem emagrecido realmente? Apareça mais vezes no blog.
      Um beijinho,

      ASLopes

  2. josué pereira diz:

    vou testa algumas destas receita, preciso urgentemente

  3. Eugenia diz:

    Gostei muito das informações aqui contidas. Eu já tinha ouvido alguma coisa referente a melhora do colesterol , mas não sabia nada sobre a propriedade da mesma. Adorei!!

  4. silvana dos santos diz:

    Amei todas as informações sobre as receitas da beringela,pois estava a procura de uma dieta saudável liquidas assim com sucos!

  5. elaine maria dos santos diz:

    Faço um pate de beringela Cozinho no vapor se na água deixo escorrer bem . bato no liquidificador
    com bastante azeite, pimentão frito no azeite,azeitona, umas 5 alcaparras, sal e alho, pimentinha do reino,e misturo queijo cottage e sirvo com torradas.pode colocar tbem tomates desidratado.
    Delícia.

  6. maria angelica ferreira diz:

    ola já estou tomando o suco da berinjela e gostaria que todos soubesse, pois já emagreci ums 10k so com o suco de 03 laranja e dois dedos de berinjelas batidos no liquidificados e tomo assim que termina de bater,. so depois de meia hora eu tomo café, beijos

    • angolano29 diz:

      Cara amiga Maria Angelica,

      Fico muito satisfeito ao saber que está a tirar bom resultado do suco da beringela. Prossiga até atingir o peso desejado e depois pare.
      Coma com moderação mesmo que tenha fome para não voltar a engordar.

      Cumprimentos do Pica pau angolano

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s