O POLÉN DAS FLORES E AS SUAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS.

por Afonso Lopes a Domingo, 19 de Junho de 2011 às 6:29

O Pólen – Suas Propriedades – Aprenda a Usá-lo

 

De uma maneira geral, todos nós aprendemos que o pólen é um pó amarelo que se forma nas flores. Também sabemos que o pólen faz parte essencial do sistema reprodutor das plantas fanerogâmicas. O pólen é a célula reprodutora masculina da flor e é produzido nos estames das flores e que, através de dois tipos distintos de polinização, a  directa e a cruzada, vai fecundar as células germinativas femininas da mesma espécie.

A polinização directa é a que não recorre à intervenção de agentes exteriores, como o vento ou os insectos. Isto acontece quando na mesma flor existem a parte reprodutora masculina e a parte reprodutora feminina.

A polinização cruzada é aquela que se realiza com a intervenção de agentes transportadores do pólen, vento e insectos. As abelhas são os insectos que maior intervenção têm na polinização cruzada. As abelhas visitam as flores para se apropriarem de duas substâncias: o néctar e o pólen. Estas duas substâncias são os elementos que as abelhas utilizam para  fabricar o alimento das suas larvas e delas próprias e que também são incorporados nos outros produtos da colmeia.

Não interessa estar a abordar aqui este tema  extensivamente. A pessoa  nele interessada, pode encontrar no mercado obras especializadas que o abordam com  muito pormenor. Vou por isso limitar-me a apresentar ao leitor as qualidades e virtudes terapêuticas do pólen de abelha, para que o possa e saiba usar, retirando dele todos os benefícios que de facto proporciona para a saúde humana. Torna-se por isso necessário falar da sua composição.

Seja qual for a origem do pólen ele é essencialmmente formado por: água, glícidos, lípidos, proteínas, vitaminas, enzimas, oligoelementos, minerais e ADN e ARN.O ADN é o Ácido DesoxiribonucleicoO ARN é o Ácido  RibonucleicoEstes dois elementos finais, são substâncias que desempenham um papel essencial na multiplicação celular e em todo o processo metabólico  dos tecidos animais.Para além dos elementos mencionados existem ainda no pólen substâncias que possuem um grande poder antibiótico  sobre vários bacilos (salmonelas, colibacilos, etc.)O Pólen  é também uma fonte importante de duas substânciaa, a Rutina e a LecitinaA Rutina tem uma acção directa  no aumento da resistência dos vasos capilares e é um bom preventivo  para as varizes.A Lecitina, rica em fosfolípidos, é um grande estimulante da actividade cerebral e actua ao nível das gorduras do LDL, protegendo o nosso organismo do efeito nocivo do mau colesterol, evitando ou controlando portanto as doenças do sistema cárdio vascular.Por essa simples razão, o uso do pólen na alimentação humana, está mais do que recomendado para quem queira levar uma vida saudável, livre destes problemas.Em que tipo de situações, se deverá recorrer ao uso do pólen para beneficiar das suas muitas virtudes?–         Nas situações de stress.–         Nas avitaminoses graves–         Na fadiga–         Na depressão–         Na falta de Apetite–         Nos problemas intestinais–         Nas anemias–         No prostatismo–         Na infertilidade–         Na protecção do sistema Cardio Vascular–         No fortalecimento do sistema imunitário

–         No Cancer do Útero

–         Como tonificador geral

O benefício do pólen das abelhas como preventivo das doenças degenerativas e como reconstituinte celular, está mais do que demonstrado. Por isso não hesite  e faça generoso uso do pólen, se deseja ter uma boa saúde.

Como Utilizar o Pólen?

Antes de começar a usar o pólen, é importante determinar se o seu organismo não é alérgico a ele.

Como proceder para o verificar?

Comece por utilizar uma pequena porção de pólen ao seu pequeno almoço. Inclua-o no leite, num sumo, num iogurte, ou numa papa de cereais. Deverá proceder a essa experiência com uma pequena colher de café de pólen.

Se não notar qualquer espécie de reacção cutânea, se não sentir falta de ar, ou dor de cabeça, ou enjoo, ou desprendimento intestinal agudo, é porque o seu organismo tolera bem este produto.

A partir daí aumente progressivamente as doses de pólen até atingir uma ou duas colheres de sobremesa por dia.

Esta entrada foi publicada em Saúde. ligação permanente.

Uma resposta a O POLÉN DAS FLORES E AS SUAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS.

  1. Fatima Dos Santos Kessler diz:

    Muito bom informativo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s