Alcácer do Sal

Alcácer do Sal

A ocupação humana de Alcácer do Sal remonta ao período paleolítico. Com o rodar do tempo Alcácer foi depois habitada por vários povos ibéricos e, mais tarde, pelos romanos e pelos árabes. Estes últimos foram, sem dúvida, os que se mantiveram em Alcácer mais tempo e os que aí deixaram um enorme legado histórico da sua presença e  civilização.  Em 2004 a sua população rondava os 14.000 habitantes. Alcácer do Sal é a localidade onde nasceu o célebre matemático português Pedro Nunes e o cavaleiro tauromáquico João Branco Núncio, uma glória do toureio português a cavalo.

Alcácer do Sal é uma das mais antigas cidades da Europa. Diz-se que foi fundada pelos navegadores fenícios mais de um milhar de anos antes de Cristo. Nessa época Alcácer do Sal era uma espécie de feitoria fenícia que abastecia os barcos fenícios que  faziam o transporte de estanho da Cornualha e que  aí aportavam para se aprovisionarem de sal, peixe seco e salgado, cavalos e alimentos frescos para os marinheiros.

                                                              

Alcácer esteve muitos anos sob o domínio árabe tendo sido a capital da província árabe de Al-Kassr. Durante a reconquista cristã da Península Ibérica o rei D.Afonso Henriques conquistou-a  em 1158.  Como Alcácer era muito importante para garantir a presença árabe na região,  os árabes bateram-se ferozmente pela sua reconquista, tendo a cidadela caído de novo em seu poder. Só no reinado de D.Afonso II Alcácer voltou à posse dos portugueses com a ajuda de uma frota de cruzados da ordem de Santiago.

Alcácer do Sal é hoje uma cidade muito airosa e repleta

A cidade tem um Município bastante activo que tem realizado uma obra bem meritória na cidade, cuidando com muito interesse e cuidado dos seus jardins e dos seusespaços públicos.  O arranjo feito ao longo do Rio Sado, harmonizando o rio com a paisagem e tornando-o uma enorme área de lazer para os habitantes  é a prova do carinho que os autarcas têm pela sua bela  cidade ribeirinha.                                                                  

A cidade possui um grande número de bons restaurantes que oferecem uma grande variedade de pratos regionais muito bem confeccionados e a um preço bastante razoável.

Esta bela  cidade ribeirinha aguarda a sua visita. Visite-a e conheça-a melhor. Verá que vai gostar imenso.

ASL

 Este trabalho faz parte de um PPT do autor

Esta entrada foi publicada em obras do autor. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s