Tróia e Comporta, princesas do Sado

Tróia e Comporta

A península de Tróia, inserida na Reserva Natural do Estuário do Rio Sado, fica situada a sul da cidade de Setúbal, na grande baía  que se forma entre Setúbal e Tróia.Tróia abriga um importante legado arqueológico relacionado com a presença dos romanos na antiga Lusitânia. Esse valioso património encontra-se agora em fase de recuperação e restauração.

A Península de Tróia adentra a bela Baía de Setúbal e possui belas e extensas praias com areias limpas e brancas beijadas por um mar de um azul invulgar.

                                                                                                                            

Tróia desdobra-se em contínuas praias que acompanham para o Sul, a linha sinuosa da Costa Atlântica. São praias a perder de vista, a maior parte das quais é bordejada por dunas e matas de pinheiros mansos e de outra vegetação exótica natural.

Tróia permaneceu muitos e longos anos em estado verdadeiramente selvagem devido a uma certa dificuldade de acesso. Hoje em dia, Tróia está num acelerado processo de desenvolvimento turístico que está a atrair investimentos de muitos milhões de euros. Tróia, dentro de poucos anos, virá a transformar-se num dos maiores e melhores polos turísticos da Costa Atlântica, e trará a Portugal muitos turistas da Europa e de todo o mundo, dada a sua  localização geográfica, o seu clima soalheiro e a excelente qualidade das suas infra-estruturas e equipamentos. Tróia está  a constituir-se uma maior valia para o turismo europeu e internacional. 

Vila da Comporta                                       

A vila da Comporta, também conhecida como “Herdade da Comporta”,  faz parte integrante da Reserva Natural do Estuário do Rio Sado.

Este pequeno aldeamento de pescadores da Lagoa Formosa e de agricultores de arroz, oferece aos visitantes  uma paisagem única   que se integra perfeita e harmoniosamente num pequeno micromundo verde, onde a presença dos pinheiros de pequeno porte e as dunas costeiras  completam com verdadeira perfeição  a paisagem natural.

Na já conhecida e celebrada Praia do Pego o visitante tem à sua espera um magnífico restaurante primorosamente decorado, onde poderá deliciar-se com uma grande variedade de pratos de peixe e de marisco. Se, porém, for mais apreciador de carne, poderá provar uma deliciosa picanha regada com uma caipirinha genuinamente brasileira.

Reprodução de um PPT de A.S.Lopes

Esta entrada foi publicada em Imagens, obras do autor. ligação permanente.

Uma resposta a Tróia e Comporta, princesas do Sado

  1. Olá…
    Em 2005 fui conhecer a península de Troia e vi pela primeira e única vez muitos Golfinhos que acompanharam o ferry… As crianças faziam festa com os tais peixes a saltar e eu voltei a ser uma criança naquele momento.
    Foi uma das maiores emoções que da minha vida.
    Também lá em Troia fotografei os mexilhões aos milhares…
    Um dos mais belos lugares do litoral de Portugal. Vale a pena conhecer!
    Ivanir Faria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s