Uma boa dica a ter em conta

DICAS AVULSO……… Segunda-feira, 9 de Maio de 2011 às 16:14

Dei inicio a uma série de notas com conselhos que me parecem ser úteis para quem os queira seguir. Estamos a viver uma época difícil em que o dinheiro vai perdendo cada vez mais valor. Numa sociedade injusta e desequilibrada como a nossa, há quem viva e gaste à fartazana sem que isso lhe faça grande diferença, mas há também muitos que lidam com grande escassez  de dinheiro  e por isso vão ter necessidade de usar de truques e de  imaginação para poderem  sobreviver e ter alguma qualidade de vida.

 Uma das áreas que hoje penaliza muito as pessoas de recursos limitados é a área dos combustíveis líquidos. A energia está a tornar-se cada vez mais cara e representa uma fatia importante do orçamento de uma família. Sabemos que a maior parte dos aumentos dos combustíveis líquidos são de natureza puramente especulativa e que, em Portugal o Governo pouco ou quase nada faz para os deter, pois é parte interessada no correspondente aumento de impostos. Daqui a alguns anos, talvez muitos, os automóveis devem passar a ser movidos por electricidade. Até lá, no entanto, temos todos de aguentar a bucha. Por isso só haverá uma solução; consumir o menos possível.

Temos de aprender a poupar os combustíveis. Haverá maneira de o fazer? É lógico que sim.                                                                                                                                                   Aqui lhes dou algumas dicas que o vão ajudar a fazê-lo:

1º – Mantenha o  motor do seu carro perfeitamente  afinado.

2º- Não coloque o motor do seu carro a trabalhar sem proveito algum. Os motores modernos não necessitam de aquecimento prévio. Mesmo frios desempenham perfeitamente as suas funções.

3º- Traga a pressão dos pneus certa, conforme conste das recomendações do fabricante.

4º – Pressões mais baixas do que as recomendadas tornam a superfície de aderência dos pneus maior e aumentam o atrito e o desgaste dos pneus. A um maior atrito corresponde sempre um maior esforço e a um  maior esforço um maior consumo.

5º – Aprenda a aproveitar a energia cinética. A energia cinética é a energia que está associada ao movimento e à gravidade. Quando uma viatura se desloca com o motor desligado numa descida, está utilizando a sua energia cinética. Se a viatura se desloca com o motor ligado mas sem estar engrenada, está  também utilizando a energis cinética, embora esteja a consumir algum combustível. O que nunca se deve fazer é desligar o motor e retirar a chave da ignição. A ignição deve estar pronta a entrar em funcionamento imediato assim que lhe for requerido. Esta operação, só deve realizar-se se o condutor tiver absoluta confiança na sua ignição e for um condutor  experimentado.

6º – Ao parar nos sinais luminosos, desligue o motor e aguarde o sinal verde. Reinicie a marcha do motor quando aparecer de novo o sinal verde.

7º – Não circule com a bateria fraca ou descarregada. Mantenha o seu motor de arranque perfeitamente afinado.

8º – Racionalize todas as suas deslocações para não se deslocar sem proveito demasiadas vezes. Procure resolver todos os seus problemas com uma só viagem.

9º – Acerte o CO2 do seu motor.

10º – Aprenda a deslocar-se utilizando as indicações do seu velocímetro. Um excessivo aumento de rotações não só  não melhora o rendimento da sua viatura como  prejudica o motor e aumenta fortemente o consumo.

11º – Nas viagens longas pode poupar combustível se não ultrapassar os 90 km/hora.

       Tenha sempre em conta as rotações do seu velocímetro. Rotações muito elevadas esforçam o motor da sua viatura. Siga estes conselhos e verá os seus consumos reduzirem-se bastante.

 Ao seguir estas recomendações estará a poupar bastante combustível.

Advertência muito importante; ao desligar a ignição, nunca retire a chave do seu lugar, pois pode trancar a direcção.

Esta entrada foi publicada em Como poupar na desgraça., Conselhos úteis, Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s