Você sabe ligar o ar condicionado do seu Carro?

Você sabe ligar o ar condicionado do seu carro???

http://www.paccini.com.br/imagens/produtos/thumb_PC700013.jpg
Compressor de ar condicionado Pálio 1.6

Bom amigos, em tempos de frio, cabe-nos  lembrar do calor. Ocorreu-me que,  numa das  minhas voltas por ai,  estive  numa empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do motor do carro) e ar condicionado. Conversa vai, conversa vem, eis que  de repente o gerente da empresa me pergunta.
– Você sabe que não pode ligar o ar condicionado do seu carro em alta velocidade?
Respondi: – Não, não,  nada sei sobre isso!
Tendo o questionado sobre isso, ele ainda complementou: – Além disso, você não encontra essa recomendação no manual do veículo,  e nenhum vendedor de automóveis lhe diz algo sobre isso porque talvez nem saibam, mas, vocês não devem ligar o  ar condicionado do carro em alta velocidade.
Eu, surpreso o interrogo. – Mas porque?!?!?!

Responde ele.
– Veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embraiagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa “embraiagem” aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 ou 4.000 rpms, você irá dar um “tranco” violento no sistema todo e irá danificando o compressor.

Bom, nesse momento fiquei extasiado e um pouco incrédulo. Percebendo minha surpresa com a informação e também minha curiosidade, ele foi ao estoque da empresa e pegou um compressor de ar exatamente o compressor de ar que que é usado  no meu carro e me mostrou com precisão o que ocorre quando você aciona o ar condicionado.

Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se você inciar o ar condicionado em alto giro o sistema todo irá ser submetido a uma arrancada violentíssima o que causa o dano ao sistema.

Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 rpms e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário em um Instante e passa a funcionar na velocidade do giro do motor!!! É aí que está o grande problema.

Questionei então, devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver  numa auto estrada e o calor estiver insuportável. Paro o carro e ligo o ar?

Ele recomendou que se estiver  numa auto estrada ou em qualquer condição em que  o motor esteja  em alta rotação, para iniciar o ar condicionado, deve-se colocar o pé na embraiagem, ou deixar o carro em “ponto morto” para as rotações cairem e aí sim, pode ligar o ar condicionado. Dessa forma você consegue preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar a sua longevidade.


Interessante não?
Vivendo e aprendendo.sempre.
Espero que a informação sirva para você meu amigo.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Conselhos úteis, Dicas e desabafos. ligação permanente.

2 respostas a Você sabe ligar o ar condicionado do seu Carro?

  1. Antonio Carlos Castro diz:

    Interessante! Mas e se o carro for automatico? Utiliza-se a marcha “N”-Neutro?

    • angolano29 diz:

      Caro Sr. Antº.Carlos

      Não conheço as características dos carros automáticos e por isso não posso
      dar-lhe uma resposta acertiva. Leia as instruções do seu carro, pode ser que tenham alguma informação sobre esse assunto, ou então pergunte ao concessionário da marca. É tudo o que lhe posso dizer.
      Os meus cumprimentos.
      ASL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s