DENDEZEIRO OU PALMEIRA-DENDÉM ou COQUEIRO-DE-DENDÊ

O dendezeiro (Elaeis guineensis)

Também conhecido como palmeira-de-óleo-africana, aabora1 aavora, palma-de-guiné, palma, dendém (em Angola), palmeira-dendém ou coqueiro-de-dendê, é uma palmeira originária da Costa Ocidental da África (Golfo da Guiné). Seu fruto é conhecido como dendê, e seu óleo como azeite de dendê ou óleo de palma.

Dendezeiro, Elaeis guineensis

Dende-fruto

O dendezeiro é encontrado em povoamentos sub-espontâneos desde o Senegal até Angola, foi levado ao Brasil no século XVII, e adaptou-se bem ao clima tropical úmido do litoral baiano. Dela extrai-se o azeite-de-dendê.

palmeira chega a ter 15m de altura. Seus frutos são de cor alaranjada, e a semente ocupa totalmente o fruto. Seu rendimento é muito grande, produz 10 vezes mais óleo do que a soja, 4 vezes mais que o amendoim e 2 vezes mais que o coco. Da amêndoa do fruto  extrai -se também um óleo usado em cosmética e na fabricação de chocolate.

A região Sudeste da Bahia possui uma diversidade edafo-climática excepcional para o cultivo do dendezeiro, com uma disponibilidade de área da ordem de 752.625 hectares, aliada à existência do país de uma demanda insatisfeita da ordem de 500 000 toneladas de óleo de dendê; de importações que se situam entre 100 e 150 mil toneladas, além do aspecto ambiental-ecológico possibilitando a recomposição de espaço florestal em processo adiantado de degradação, por “florestas de cultivo“; econômico-social, proporcionando aumento da renda regional e criação de novos empregos, além de funcionar como vector de sustentação da própria cacauicultura e finalmente estratégico, buscando através da agricultura integrada, o caminho do desenvolvimento harmonizando os recursos da terra com os valores humanos.

Um plantio corretamente conduzido inicia a produção ao final do terceiro ano, com uma produção entre 6 e 8 toneladas de cachos/ha, atingindo o pico máximo de produção no oitavo ano. Pode atingir 25 toneladas de cachos/ha, uma produção que permanece neste nível até o décimo sétimo ano, declinando ligeiramente até o final da sua vida útil produtiva, que ocorre por volta dos vinte e cinco anos.

Dos frutos do dendezeiro, podem ser extraídos dois tipos de óleosóleo de polpa, conhecido no Brasil como azeite de dendê, e óleo de palmiste. O rendimento em óleo representa 22% do peso dos cachos para o óleo de polpa e 3% para o óleo de palmiste.

 Hoje em dia, o óleo de dendê encontra-se em quase todas as comidas preparadas (entre outras em pizzas congeladas e batatas fritas), margarinasorvetebiscoitos, barras de chocolate e barrinhas de cereais. Mas também vários produtos químicos como detergentessabonetevelas e produtos cosméticos como cremas e batons contêm óleo de dendê. 3

Quem viveu em África conhece bem o óleo alimentar extraído do dendê, pois ele integrava uma parte bem representativa da culinária angolana e moçambicana. O prato mais apetecido da culinária angolana era a célebre muamba de galinha, que tanto africanos como europeus adoravam.

Neste meu post, na secção dedicada à culinária, os visitantes poderão encontrar uma receita da genuína muamba angolana, com que vários visitantes se deliciaram já. A quem ainda não provou este apetitoso manjar é altura de o experimentar,  preparando-o conforme recomendo.

Dendê - com que se prepara a famosa muamba

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Culinária com as etiquetas , . ligação permanente.

2 respostas a DENDEZEIRO OU PALMEIRA-DENDÉM ou COQUEIRO-DE-DENDÊ

  1. José Roberto diz:

    estou interessado em realizar o plantio da palmeira.
    Primeiramente a localização esta na região de Sorocaba, estado de São Paulo com característica de mata Atlântica.
    Numa área de 4 alqueires paulista, total de 96.800 m2 quantos pés de palmeira caberia.

    Com início da produção após três anos, como funciona a industrialização e venda do produto final no mercado.

    Gostaria de receber a maior quantidade de informações sobre o assunto

    • angolano29 diz:

      Caro Amigo,
      Não posso pronunciar-me sobre o assunto porque não sou entendido nisso. Estando o amigo a viver no Brasil (uma terra tropical, sugiro que consulte o Ministério de Agricultura Brasileiro que é a entidade mais indicada para o poder instruir sobre o assunto. Eu creio que a palmeira do démdem também é muito cultivada no Brasil, em vários estados brasileiros do Norte.. Desejo-lhe boa sorte no seu negócio. Um abraço.

      O pica pau

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s