HENRIQUE NETO ACUSA MARCELO……. debate dos dois candidatos em 03 de Janeiro de 2016

Os candidatos presidenciais estiveram frente a frente na SIC. Henrique Neto diz que Marcelo é um dos causadores da destruição do país.

O candidato Henrique Neto disse que Marcelo Rebelo de Sousa é um dos responsáveis pela “destruição do país” por não ter feito denúncias, mas o seu opositor nas presidenciais garantiu que lutou contra vícios do sistema.

Num debate para as presidenciais na SIC Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa e Henrique Neto não discordaram sobre quase nenhum tema e utilizaram a maior parte do tempo para discutir as características pessoais de cada um e o passado político e pessoal.

O ex-deputado do PS Henrique Neto disse que Marcelo Rebelo de Sousa era um dos responsáveis pela destruição a que chegou o país nos últimos anos, porque o causador deste estado é o sistema político que o ex-líder do PSD integra, e lamentou que o ex-comentador político não tenha usado o “grande poder da máquina da televisão”, já que não teve a “coragem de denunciar tudo o que aconteceu”.

Em resposta, e apesar de concordar que “há aspetos muito negativos na evolução da situação portuguesa”, Marcelo Rebelo de Sousa assegurou que está “de consciência tranquila” porque se fartou de “lutar contra os vícios do sistema”, recordando várias ações enquanto deputado do PSD e líder social-democrata.

“A razão pela qual me candidatei é para evitar que mais uma vez chegue ao poder político em Portugal alguém que eu acho que não tem as condições para ser um bom Presidente da República que garanta a estabilidade do país”, disse ainda Henrique Neto.

COMENTÁRIO: Pessoalmente não darei o meu voto a Marcelo Rebelo de Sousa, apesar de todo o seu charme e do seu eloquente discurso político e vou expor claramente a razão porque o faço.

Numa sociedade mais preparada e habituada a corromper-se do que a corrigir-se e a usar de transparência, preferindo a mentira como norma de conduta política, Marcelo R. de Sousa tanto quanto eu o tenho podido perceber parece-me um bom articulador de discursos agradáveis e consegue dar sonoridade ao próprio vento, mas sem que contudo mostre ter capacidade efectiva para o poder controlar e fazer mudar de direção, porque quer queira quer não, está irremediavelmente ligado a um passado de relacionamentos pessoais que o levaram a viver demasiadamente plasmado nos ideais políticos e liberais da direita e do PSD. Não duvido que ele possa ser algo democrata, e que queira conduzir o país de forma democrática, mas tem o inconveniente de arrastar consigo um património demasiado vinculado ao PSD e não sei até que ponto estará disposto a contrariar os interesses dos grandes barões do seu partido. Por outro lado a imagem ideal de um P.R. para Portugal  no momento actual, não deve, em nenhuma circunstância, ser a de um P.R. de salamaleques de circunstância. O momento que estamos a viver e o pouco prestígio que Portugal possui actualmente na União Europeia exige uma figura  mais séria e respeitosa.  O P.R. deve ser alguém  que seja capaz de bater o pé e de demonstrar que coloca a nossa Constituição e os seus valores fundamentais acima do Tratado Orçamental da União, não se deixando vergar a exigências que possam de alguma forma  ameaçar a sobrevivência e a soberania de Portugal. A União terá de convencer-se que somos forçados  a respeitar primeiro a nossa Constituição e a seguir os nossos compromissos internacionais e terá de adoptar connosco atitudes mais tolerantes e compassivas e isso requer um presidente firme e audaz.

O pica pau angolano

c/ Lusa

Esta entrada foi publicada em POLÍTICA com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s