O BARRACUDA

BARRACUDA

O Barracuda é um peixe marinho alongado e fino que chega, em adulto, a atingir dimensões relativamente grandes, que podem atingir os dois metros e até um pouco mais. É um predador por excelência que possui fortes mandíbulas e grandes dentes. O seu corpo é longo e esguio, um tanto serpentiforme, recoberto por pequenas escamas lisas.

Vive habitualmente nas zonas tropicais e subtropicais de todos os oceanos do mundo.  É um peixe de hábitos pelágicos que nada velozmente junto à superfície ou em fundos recobertos  por prados marinhos. Os barracudas são peixes oportunistas e ferozes que atacam as suas presas a grandes velocidades, chegando a atingir entre 40 a 50km/h. Matam as  presas, mesmo que maiores, despedaçando-as e rasgando-as e são muito competitivos  e agressivos com outros peixes predadores de maiores dimensões. Chegam a disputar presas com os golfinhos. Capturam e comem uma grande variedade de presas nas áreas pelágicas, tais como garoupas e pargos, atuns e anchovas. Abocanham as presas na sua captura mordendo-as e cortando-as ao meio. Alguns barracudas podem ser mesmo perigosos para os nadadores. Como as suas presas preferidas são essencialmente peixes,  podem confundir objectos que brilhem e emitam  reflexos  com presas  e atacar os nadadores. A sua carne é saborosa e apreciada e por isso são também alvo de alguma pesca.

 

Existem relatos de captura de barracudas com mais de 38 kg.

A barracuda é equipada com uma mandíbula cheia de grandes dentes de formato cônico, sendo os dentes frontais maiores como se fossem presas. Barracudas tem a capacidade de abrir amplamente sua boca e são conhecidas por atacarem pessoas.

Barracudas usualmente nadam ativamente em águas claras procurando por cardumes de peixes menores, normalmente peixes comedores de plâncton. Sua coloração prateada torna difícil sua visualização, principalmente quando vista de baixo para cima. As barracudas dependem muito da sua visão quando caçam, pois notam qualquer coisa que tenha cor diferente, ou reflexo, ou movimento. Quando a barracuda nota sua vítima, ela utiliza sua forte cauda para produzir uma explosão de velocidade e capturar sua presa. Algumas vezes, as barracudas podem nadar em cardumes, o que facilita sua caçada, permitindo cercar cardumes de peixes menores. O ataque da barracudaassemelha-se ao dos tubarões, ou seja, ela realiza somente um ataque poderoso na presa.

Freqüentemente, pessoas que mergulham em regiões tropicais ficam preocupadas com a presença das barracudas, pois elas, além da aparência ameaçadora, comumente seguem e observam os mergulhadores, atraídas pelos movimentos e pelas cores estranhas. As barracudas não são tão perigosas como muitos pensam, elas raramente atacam sem provocação. Os motivos mais usuais para ataques são: (1) quando a água está muito turva; (2) quando o mergulhador está carregando um objeto muito brilhante; (3) quando a barracuda é provocada. Quando o mergulhador transporta consigo um peixe ferido ou morto e a sangrar.


BARRACUDA. 2


BARRACUDA . 4

BARRACUDA

Esta entrada foi publicada em ANIMAIS - CURIOSIDADES E UTILIDADES com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s