FACTORES DE GRANDE VALOR QUE O AJUDARÃO A TER UMA BOA SAÚDE E A SER FELIZ

Há alguns factores de grande importância para se poder gozar de uma boa saúde e que são válidos para todas as idades.

1º – Uma boa alimentação não tem nada a ver com a quantidade mas com a qualidade.

Para fornecermos ao nosso organismo os melhores e mais correctos alimentos, precisamos de conhecer o valor desses alimentos. Temos de partir do princípio que há bons e maus alimentos e se quisermos gozar de boa saúde temos que conhecer aquilo que ingerimos e fazer as escolhas acertadas. Procure portanto conhecer o mais possível o valor de cada alimento, sem o que as suas escolhas podem ser erradas e prejudiciais à sua saúde.

Os alimentos que ingerimos precisam de atender às nossas necessidades nutricionais e às diferentes vitaminas que concorrem para a saúde dos nossos órgãos e tecidos. Sabemos quase todos que se podem encontrar   nas frutas quase todas as vitaminas de que necessitamos. São poucas as frutas e legumes que não possuem várias vitaminas importantes, mas infelizmente, há pessoas que comem muito pouco legumes e fruta. Se você incorre nesse grande erro, saiba que tem de se emendar e passar a comer mais fruta e legumes. Vai ficar espantado com os benefícios que alcançar.

Há alimentos muito tradicionais na nossa alimentação que pelo seu bom paladar acabam por ser ingeridos em excesso e todos os excessos são maus para a nossa saúde. Por isso não coma demasiada carne vermelha, demasiados enchidos e salsicharia, demasiado açucar  sob a forma de bolos e compotas, demasiadas gorduras saturadas, demasiadas bebidas alcoólicas ou demasiados refrigerantes gasosos. Em matéria de refrigerantes dê a sua preferência a refrigerantes fabricados à base de sumos naturais. No entanto prefira acima de tudo a água, mas não da torneira. O nosso país é rico em águas de nascentes e possui uma grande e boa variedade delas. Em matéria de carne prefira sempre as carnes brancas. O ph de cada água deve ser também escolhido de acordo com as necessidades do seu consumidor.

2º – Embora lhe possa custar muito, faça-o para seu próprio bem. Não fume, ou reduza o mais que conseguir o seu envolvimento com o tabaco.

O tabaco é a maior fonte de nicotina e a nicotina é um veneno que intoxica as células acabando por destruí-las. A principal destruição de células ocorre ao nível dos pulmões e  de todo o aparelho respiratório. Por isso se puder não fume. Existem algumas alternativas que ajudam as pessoas a libertarem-se do vício do tabaco. Já existem cigarros sem nicotina e boquilhas electrónicas com essências de diversos gostos.   

3º – Faça exercício físico todos os dias, caminhe à beira mar com os pés descalços, passeie em bosques ou grandes espaços ajardinados, de vez em quando respire fundo a plenos pulmões.  

4º – Durma no mínimo 8 horas por dia e faça todos os dias uma hora de sesta no mínimo.

5º – Hidrate bem o seu organismo. Beba água pura várias vezes ao dia. Não deve beber nenos de 1,5 lt por dia. No Verão beba mais água.

6º – Não consuma açucar refinado. Dê preferência ao mel e ao açúcar mascavo de cor castanha escuro.

Faça tudo o que puder para levar uma vida calma e sem excitações e não se envolva em discussões. Adopte a companhia de um animal caseiro que o obrigue a andar bastante.

Posso garantir-lhe que se fizer tudo o que lhe recomendo, passará a gozar de uma excelente saúde.

O Pica pau angolano.

 

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