CERIMÓNIA HISTÓRICA DA RENDIÇÃO INCONDICIONAL DO JAPÃO EM AGOSTO DE 1945

COMENTÁRIO: A Guerra do Pacífico teve raízes históricas profundas que se basearam principalmente nas ambições  expansionistas do Japão, uma grande e forte potência imperial que, desde longa data, pretendia afirmar-se como a maior potência económica e militar  da Bacia do Pacífico. Esta situação conflituosa recrudesceu quando a poderosa marinha imperial japonesa atacou de surpresa a base aero naval americana de Pearl Harbor, afundando 21 navios de guerra e destruindo 347 aviões americanos, o que provocou 2403 mortos e 1178 feridos . Os americanos foram apanhados completamente de surpresa, pois o ataque foi efectuado em (07.12.1941)  a um domingo.

Esse episódio vergonhoso e cobarde desencadeou a Guerra do Pacífico entre os Estados Unidos da América e o Império Japonês do Sol Nascente. O conflito foi uma das guerras mais brutais e devastadoras de que há memória. A vasta Bacia do Oceano Pacífico foi o palco dessa sangrenta guerra entre as potências ocidentais aliadas e o Japão,  que durou até ao mês de Agosto de 1945.

O Japão era no início da guerra uma super potência militar e possuía uma poderosa e avançada marinha de guerra, superior à dos Estados Unidos. Com o ataque de surpresa à base naval americana do Porto das Pérolas, os americanos perderam a maior parte dos seus barcos de guerra e do  seu poder naval no Pacífico. Os japoneses ficaram assim, quase à vontade, para ocupar a maior parte das ilhas estratégicas do Pacífico e com isso consolidar o seu poder e a sua preponderância militar em quase todo o Pacífico. Graças à surpreendente e rápida recuperação militar americana, começou a travar-se então aquele que seria o maior conflito marítimo de sempre entre duas potências poderosamente armadas e determinadas a destruírem-se.  Não se consegue saber ao certo o número de vidas humanas ceifadas por este tremendo conflito militar, tanto militares como civis, pois não foram apenas os confrontos militares e os muitos bombardeamentos que as produziram, mas também as consequências indirectas desses conflitos e poderá dizer-se, sem errar, que também a fome e as epidemias fizeram uma collheita impressionante de vidas humanas. As batalhas travadas pelas potências beligerantes, tanto no mar como em terra, ceifaram a vida a uma impressionante quantidade de soldados e oficiais, cuja maioria representava uma grande parte da juventude dos países em conflito. A Guerra do Pacífico foi até hoje uma das mais devastadoras guerras que o mundo conheceu.   

   

Esta entrada foi publicada em VÍDEO HISTÓRICO DA RENDIÇÃO INCONDICIONAL DO JAPÃO EM 1945 com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s