VALENTINA LISITSA ….. biografia

Valentina Lisitsa

Biografia

Tendo nascido em Kiev em 1973, numa família de não-músicos, Valentina começou a tocar piano aos 3 anos, e com 4 anos deu o seu primeiro recital a solo. Mas ao contrário de muitos prodigios musicais, Valentina não pensava numa carreira musical, ela sonhava ser jogadora profissional de xadrez.

Com pouco esforço Valentina passou pelo Conservatório de Kiev, onde ela conheceu o seu futuro marido Alexei Kuznetsoff, que a fez pensar mais seriamente na sua carreira musical. Em 1991 eles ganharam o 1º prémio na competição a duas mãos da fundação Murray Dranoff [1]. Como pianista a solo, Lisitsa actuou em inúmeras prestigiadas salas. Como o Carnegie Hall e o Avery Fisher Hall de Nova Iorque, o Musikverein de Viena e o Concertgebouw de Amsterdão. Valentina actuou também com diversas orquestras como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo do Brasil, a Orquestra Filarmónica da Nova Zelândia e a Orquestra de Câmara de Praga.

Lisitsa gravou oito álbuns para a Audiofon Record Company, bem como um DVD com 24 estudos de Chopin. Lançou ainda dois DVD, um com temas de Schubert e Liszt, bem como outro com Obras-primas de Ravel e Liszt , ambos foram lançados no outono de 2006. Valentina colaborou ainda com o grupo Horse the Band, na canção “Rare Escape”, do seu álbum Desperate Living. Em Agosto de 2011, apresentou-se no Festival Beethoven, no Rio de Janeiro e São Paulo, acompanhada da Orquestra Sinfônica Brasileira.

 

Esta entrada foi publicada em Biografias com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s