11 BENEFÍCIOS DA GOIABA PARA A SAÚDE

11 Benefícios da Goiaba Para a Saúde

A goiaba é um dos frutos mais populares do Brasil, e ficou ainda mais difundida na culinária do país por causa da goiabada, o popular doce tradicional feito com a fruta, que a maioria dos brasileiros amam. O que muitos não sabem é que a goiaba é uma fruta repleta de vitaminas e minerais que podem ajudar a amenizar diversos problemas de saúde.

Basicamente, existem três tipos de goiaba: a amarela, a branca e a vermelha, sendo as duas últimas mais comuns e mais fáceis de serem encontradas. Se você não gosta muito de consumi-la, vai mudar de ideia após saber dos grandes benefícios que essa fruta pode trazer à sua saúde. Confira.

Ajuda no controle de peso

A goiaba é uma maravilhosa fruta com muitos benefícios. Se você está tentando perder peso, deve inclui-la na sua dieta, pois ela ajuda a satisfazer o seu apetite com poucas calorias, poucos carboidratos e praticamente nada de colesterol na sua alimentação. Comparada com outras frutas, tem baixo teor de açúcar e é considerada também uma ótima fonte de vitaminas, proteínas, fibras e minerais. E para aqueles que pretendem ganhar peso ou, no caso de quem pratica musculação, ganhar massa muscular, a fruta é fundamental, pois ajuda a absorver outros nutrientes essenciais e regula o metabolismo.

  1. Regula a pressão e o nível de diabetes
    A goiaba é um alimento hiperglicêmico e rico em fibras, que pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea. As fibras mantêm a fluidez do sangue e impedem que ele fique espesso, o que pode piorar a pressão. Alimentos com pouca fibra (por exemplo, farinha branca refinada), aumentam a pressão sanguínea pois são transformados em açúcar mais rapidamente. Isso pode ajudar a amenizar ou até mesmo prevenir diabetes. As fibras regulam o açúcar absorvidos pelo organismo, diminuindo os riscos de picos e quedas de insulina e glucose.
  2. Ajuda a prevenir diarreia, disenteria e gastroenterite
    A goiaba tem um adstringente (substância que contrai os tecidos) em abundância que ajuda a limpar o intestino e reduzir os sintomas de diarreia e gastroenterite. Rica em alcalina, a goiaba é um alimento desinfetante, que remove o excesso de muco dos intestinos de inibe o crescimento de bactérias ruins. Por esse motivo, a goiaba também pode ser usada para tratar disenteria. É também uma ótima fonte de vitamina C, carotenoides e potássio, que são ótimas para melhorar o sistema digestivo.
  3. Saúde da tireoide
    A goiaba é rica em cobre, uma substância que ajuda a regular o metabolismo da tireoide. Esta glândula produz hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo, mantendo-o em bom funcionamento. Se você tem problemas na tireoide, converse com seu médico a respeito da inclusão de goiabas na sua dieta.
  4. Cérebro saudável
    A goiaba também é rica em vitaminas B3 e B6, que são muito benéficas para a saúde do cérebro. Também conhecida como niacina, a vitamina B3 ajuda a estimular a circulação sanguínea, enquanto a B6 preserva as funções neurais.

  5. Cérebro saudável
A goiaba também é rica em vitaminas B3 e B6, que são muito benéficas para a saúde do      cérebro. Também conhecida como niacina, a vitamina B3 ajuda a estimular a circulação      sanguínea, enquanto a B6 preserva as funções neurais

  1. Previne escorbuto
    A goiaba é uma das melhores fontes de vitamina C, pois contém quatro vezes mais dessa vitamina do que a laranja. Uma boa concentração de vitamina C evita muitas doenças, dentre elas o escorbuto, uma enfermidade que causa inflamação nas gengivas, dores nas articulações e enfraquecimento dos dentes.
  2. Constipação
    As sementes da goiaba, que para alguns pode ser indigesta, são excelentes laxantes naturais. Além de ser uma excelente fonte de fibras, a goiaba é excelente para tratar constipação. Essas duas fontes naturais de limpeza dos intestinos e do sistema excretor ajudam o corpo a reter água e também nos movimentos do intestino. Portanto, é uma boa opção para melhorar a digestão.
  3. Combate tosses e resfriados
    Comer goiabas frescas e tomar suco de goiaba, preferencialmente feito na hora, pode ajudar a acabar com tosses e resfriados. A fruta contém propriedades adstringentes que dissolvem o muco, desinfetam o trato respiratório e diminui as atividades das bactérias. A grande quantidade de ferro e vitamina C ajuda a tratar infecções virais. No entanto, deve-se evitar consumir goiabas muito maduras se estiver com tosse ou resfriado, pois aí podem fazer o efeito contrário e agravar os problemas.
  4. Melhora a visão
    A considerável quantidade de vitamina A da goiaba é extremamente benéfica para a saúde dos olhos. Ajuda na prevenção de degeneração macular, surgimento de cataratas e na deterioração dos olhos. É ideal para quem tem alguma doença ocular.

 

  1. Prevenção do câncer
    A goiaba também é um bom alimento que ajuda a prevenir o câncer, pois age contra o crescimento de células cancerosas e da metástase. Ela é rica em licopeno, um poderoso antioxidante cuja eficácia contra o câncer – como o de próstata e mama – já foi cientificamente comprovada. A óleo extraído da folha da goiabeira tem um extrato que, segundo estudos, é eficaz na redução do crescimento de células cancerosas.
  2. Cuidados com a pele
    A goiaba também é fantástica para melhorar a saúde da pele, mantendo-a bonita e saudável. A fruta é rica em adstringente, principalmente se for fresca, assim como suas folhas. Se você hidratar sua pele com decoção de goiaba, vai vê-la mais firme e tonificada.  Comê-las também vai deixar a pele bonita, pois tem vitaminas A, B, e C, além de potássio, que é um ótimo antioxidante e desintoxicante. Por isso, se quer ver sua pele brilhante e evitar o avanço de marcas de expressão, inclua esta fruta maravilhosa na sua dieta. Além disso, é ótima para acelerar a cura de feridas.

Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

Esta entrada foi publicada em Saúde com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s