ÚLTIMOS ECOS DA GUERRA NO MÉDIO ORIENTE

ECOS DO MÉDIO ORIENTE – últimas notícias da guerra contra o DAESH.

 As forças árabe-curdas apoiadas pelos Estados Unidos avançavam nesta segunda-feira (7) em direção a Raqqa, a “capital” do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, enquanto os extremistas perdiam no Iraque uma cidade-chave ao sul de Mossul.

Como no Iraque, os extremistas lançam ataques surpresa, muitas vezes usando carros-bomba para conter o avanço dos combatentes da operação “Revolta de Eufrates” na estrada de Raqqa. Nesta região desértica no norte da Síria, as forças “avançaram cerca de 12 km a partir da localidade de Suluk (80 km ao norte de Raqqa) após violentos combates”, indicou nesta segunda-feira à AFP a porta-voz da ofensiva, Jihan Sheikh Ahmad. “Nós conseguimos apreender armas” do EI “e matamos muitos dos seus combatentes”, afirmou.

Combatentes também avançam a partir de Ayn Issa, 50 km ao norte de Raqqa, onde o combatente Chawakh Gharib está ansioso para liberar sua cidade natal dos “opressores” e “infiéis do EI”. “O moral está muito bom”, assegurou à AFP o jovem de 25 anos.

A operação “Revolta de Eufrates” mobiliza cerca de 30 mil combatentes das Forças Democráticas da Síria (FDS), uma aliança anti-Estado Islâmico dominada pelos curdos, mas que também inclui árabes e turcomanos.

 A Luta continua e vai ser bem encarniçada.A maior responsabilidade desta guerra cabe à América e à administração Obama e tem como principal motivação o petróleo e a venda de armamentos.

 

Esta entrada foi publicada em GUERRA NA SÍRIA com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s