SECRETÁRIO GERAL DA NATO PEDE RATIFICAÇÃO DA ADESÃO DO MONTENEGRO

SECRETÁRIO GERAL DA NATO PEDE RATIFICAÇÃO DA ADESÃO DO MONTENEGRO À ALIANÇA ATLÀNTICA.

Notícia divulgada pela Euronews.

O Secretário-geral da NATO apelou, esta segunda-feira, na Turquia, aos parceiros europeus, entre eles está Portugal, para aumentarem o seu orçamento de defesa.

Jens Stoltenberg pediu ainda aos países que ainda não ratificaram a entrada do Montenegro na Aliança Atlântica, enquanto membro de pleno direito, que o façam.

“São os parlamentos que decidem quem vai ser membro da NATO. E estamos agora no processo de fazer convites, no processo de alargamento da NATO a um novo membro, o Montenegro. Por isso, peço aos parlamentos, aos países que ainda não assinaram, desculpem, ratificaram a adesão do Montenegro, que o façam”, pediu Stoltenberg.

Já a Turquia está mais preocupada com a sua própria segurança. No seu discurso, Erdogan, para quem o país está a ser alvo de terrorismo interno, lançou acusações aos seus parceiros europeus na NATO:

“Enquanto país que sofre com o terrorismo, não podemos tolerar o facto de que os membros do PKK possam viajar, livremente, nos países europeus e caminhar pelos corredores do Parlamento Europeu, com cartazes do seu líder”, afirmou o chefe de Estado turco.

Na sexta-feira Stoltenberg avançou que oficiais turcos, destacados na organização, pediram asilo a países aliados, devido à onda de repressão iniciada depois do frustrado golpe militar de julho.

A situação no país levou a que, na próxima quinta-feira o Parlamento Europeu vote a suspensão, ou não, das negociações de adesão da Turquia à União Europeia.

DIVULGAR ESTA NOTÍCIA

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s