MAIS UMA BELA NOTÍCIA DO ZIMBABWE

A lutar contra uma enorme escassez de dólares a circular no país, o governo do Zimbabwe decidiu criar uma nova moeda, uma “nota de obrigação”. A nova divisa continua indexada ao valor o dólar americano, que é a moeda oficial do país desde 2009.

Mas esta medida não está a ser consensual no país: muitas pessoas acreditam que esta “nota de obrigação” vai acabar com poupança e desencadear a impressão de dinheiro descontrolada, tal como aconteceu em 2008 e levou à adoção do dólar.

“Este dinheiro deve ser aceite por todos, porque é do governo, quem se recusa é claramente anti-governo e deve ser denunciado à polícia”, disse um morador de Harare. “Nós não precisamos da nova moeda, é claramente um roubo aos cidadãos. O que aconteceu com o dólar Zim é exactamente o que vai acontecer com esta moeda. Já nos roubaram o dinheiro real” diz um outro.

A introdução da “nota de obrigação” já está a provocar agitação social. A este problema de moeda juntam-se os atrasos no pagamento dos salários, elevado desemprego, grave escassez de alimentos e seca continuada.
As agências de notícias estão a dar conta de uma corrida aos bancos à procura de moedas fortes.

 Partilhe esta notícia da Euronews.

 O oligarca Mugabe continua a impor a destruição da economia do Zimbabwe ao povo que governa. Pelos vistos ninguém consegue travar este ditador louco e senil. O Zimbabwe é um país africano cheio de recursos naturais e é simultaneamente um dos melhores climas de África. Merecia bem uma outra sorte.

O Pica Pau Angolano

Esta entrada foi publicada em Descalabro no Zinbabwe com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s