ALEXANDRIA ÁGORA 2011 FILME COMPLETO DUBLADO – A grande biblioteca de Alexandria

COMENTÁRIO: A Biblioteca de Alexandria foi uma das mais célebres bibliotecas da história e um dos maiores centros do saber da Antiguidade. Ficava situada na região portuária da cidade de Alexandria, no Egito. Nasceu durante o período helenístico, tendo como propósito refletir os valores de sua época, ou seja, de apoio a difusão do saber grego clássico para o Oriente. Sua construção foi patrocinada pelo sátrapa do Egito, Ptolomeu, que, sendo um apreciador da filosofia grega — tal como seu antecessor, Alexandre, o Grande — apoiou a criação de diversas escolas de pensamento sediadas na Biblioteca, além de museus e coleções permanentes, que acabaram atraindo diversas personalidades intelectuais de todo o mundo antigo para Alexandria.[1]

Sua fama moderna reside, contudo, no conhecimento popular de sua mítica destruição por um incêndio, tendo todos os seus artefatos — tais como papiros, livros, pinturas e peças arqueológicas — sido queimados. Poucas informações concretas sobre a datação e causas do incêndio chegaram até nós, sendo que há, inclusive, intenso debate sobre se o incêndio foi, de fato, a causa da ruína da Biblioteca. Muitos historiadores, nesse sentido, acreditam que o incêndio foi provavelmente um fator, dentre vários, que levaram a sua destruição.

COMENTÁRIO: – ESTE FILME RETRATA COM GRANDE REALISMO O PERÍODO TURBULENTO E SANGRENTO DA LUTA ENTRE OS MUITOS CRISTÃOS SEDIADOS NA GRANDE CIDADE DO DELTA DO RIO NILO E OS IDÓLATRAS QUE SERVIAM OS DEUSES PAGÃOS DA CIDADE. A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA ERA O CENTRO CULTURAL E RELIGIOSO DA GRANDE URBE. O GIGANTESCO INCÊNDIO QUE ACABOU POR DESTRUIR A GRANDE BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA, FOI UMA PERDA COLOSSAL E IRRECUPERÁVEL PARA  O PATRIMÓNIO HISTÓRICO E CIENTÍFICO DA HUMANIDADE. GRANDES DESCOBERTAS CIENTÍFICAS FEITAS NAQUELA ÉPOCA E RELATOS HISTÓRICOS PRECIOSOS PERDERAM-SE PARA SEMPRE NO GRANDE INCÊNDIO QUE DEVOROU COMPLETAMENTE A BIBLIOTECA E TODO O SEU CONTEÚDO.                

Anúncios
Esta entrada foi publicada em FILMES HISTÓRICOS com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s