SALOMÃO – REI DE ISRAEL …. o rei mais sábio da sua época.

SALOMÃO

SALOMÃO  filho do rei David e de Batseba, filho do pecado, viveu  muitos anos antes de Cristo.  Salomão foi  rei em Israel e segundo aquilo que consta histórica e biblicamente, foi o rei mais sábio da sua época. Israel conheceu o auge do seu desenvolvimento e esplendor durante o seu sábio reinado. Salomão possuía um espírito sábio e humilde e governou Israel no período mais glorioso da nação israelita.

Quem não conhece a história das duas mulheres que disputavam a maternidade de um bebé e que procuraram o rei para resolver a sua disputa? O acto de justiça de Salomão nessa altura foi tão sábio e tão invulgar que a sua memória perdura até aos nossos dias e acabou mesmo por se transformar num verdadeiro ícone de justiça.

Salomão enriqueceu o reino de Israel de uma forma prodigiosa e atraiu o respeito e a admiração de grandes reinos do seu tempo.

Salomão além de rei, foi também um grande pregador e é o autor do livro de Eclesiastes (que faz parte do Velho Testamento) e cujo conteúdo  nos oferece uma imagem muito completa da sua sábia personalidade. Todos os filhos de Deus se deliciam ainda hoje com a sua leitura. São suas as seguintes frases     –  “ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar. Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; Tempo de espalhar pedras e tempo de juntar pedras, tempo de abraçar  e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar e tempo de perder, tempo de guardar e tempo de deitar fora; Tempo de rasgar e tempo de coser, tempo de estar calado e tempo de falar; Tempo de amar e tempo de aborrecer; Tempo de guerra e tempo de paz.  Que vantagem tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os afligir. Tudo fez formoso em seu tempo: também pôs o mundo no coração deles, sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez, desde o princípio até ao fim. Já tenho conhecido que não há coisa melhor para eles do que alegrarem-se e fazerem bem na sua vida; E, também, que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho: isto é um dom de Deus. Eu sei que tudo que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para ara que haja temor diante dele. O que é já foi e o que há-de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.” A leitura completa do livro de Eclesiastes enche-nos de admiração pela obra de Salomão. Vale a pena lê-lo completamente. É um convite que faço a todas as pessoas sensatas para que as suas vidas não sejam apenas vaidade.

 

O Pica Pau Angolano  

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Biografias com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s