AS CORRENTES MARÍTIMAS SÃO AS GRANDES CONDICIONANTES DOS CLIMAS DO PLANETA

Se quer conhecer  melhor a forma como as correntes marítimas influenciam os climas terrestres leia este artigo com atenção.

 Correntes Marítimas

 As correntes marítimas ou oceânicas designam imensas porções de água que se deslocam nos mares e oceanos do planeta terra, as quais influenciam o clima das regiões em que atuam uma vez que transportam humidade e calor.

Esses fluxos grandes de águas oceânicas  formam-se pelas diferenças entre as variações de pressão e temperatura atmosféricas, salinidade da água, movimento de rotação terrestre (o qual influencia em sua trajectória: para a direita no hemisfério norte e para a esquerda no hemisfério sul) e o deslocamento das massas de ar (ventos). Ademais, as correntes marítimas podem ou não serem ordenadas, influenciam directamente o clima, favorecendo a vida e a biodiversidade marinha.

Tipos de Correntes Marítimas

 Segundo a temperatura, as correntes marítimas são basicamente divididas em:

Quentes: No geral, são correntes marítimas mais superficiais, de forma que suas águas apresentam temperatura mais elevada. Ocorrem a partir da linha do Equador em direcção aos pólos, por exemplo as correntes do Brasil, Golfo, Guianas, Centro e Sul Equatorial, dentre outras.

Frias: No geral são correntes marítimas mais profundas e suas águas apresentam temperaturas baixas. Ocorrem a partir dos polos em direção ao Equador, por exemplo a corrente de Humboldt, Labrador, Canárias, Groenlândia, Malvinas, dentre outras.

 Importância das Correntes Marítimas

 Uma vez que interferem no clima dos locais onde atuam, as correntes marítimas são fenômenos importantes da natureza, responsáveis pelo equilíbrio das temperaturas e umidades dos locais do planeta. Além disso, elas proporcionam o equilíbrio do ecossistema marinho e ainda, favorecem a economia, ou seja, a atividade pesqueira de determinadas regiões.

Um exemplo notório é a corrente do golfo, uma das mais importantes das correntes oceânicas, que surgem próximo ao golfo do México e seguem em direcção ao continente Europeu, influindo directamente nas temperaturas do local.

Dessa forma, a corrente do Golfo ameniza as temperaturas gélidas do noroeste europeu, favorecendo a vida naquela região. Embora seja uma das mais importantes, nos últimos anos, a corrente do golfo tem sido imensamente afectada pelo aquecimento global (derretimento das geleiras polares), o que preocupa a maior parte dos especialistas no assunto, os quais alertam para o despontar de uma nova era glacial.

 Correntes Marítimas do Mundo

 

Além da corrente do Golfo outras correntes marítimas se destacam, a saber: Corrente do Labrador (Do Árctico ao Canadá), Corrente do Alasca, Corrente de Humboldt (Corrente do Peru), Corrente da Guiné (Golfo da Guiné, África), Corrente de Kuroshio (Corrente do Japão), Corrente das Agulhas (Oceano Índico, costa leste africana), Corrente de Bengala (Oceano Índico, costa oeste africana), Corrente do Brasil (costa leste brasileira), dentre outras.

Para saber mais veja Corrente de Humboldt Corrente do Golfo.

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Curiosidades com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s