A CHINA NÃO ESTÁ COM MEIAS MEDIDAS E APLICA UM CASTIGO RADICAL AOS POLÍTICOS CORRUPTOS-.

Por  –  Gilmar Lopes

Publicado em 16 de Abril de 2018

Notícia espalhada através das redes sociais afirma que a China executou 26 políticos acusados de corrupção! Será que essa história é verdadeira ou falsa? Descubra aqui!

A imagem começou a se espalhar pelas redes sociais na primeira quinzena de abril de 2018 e mostra uma fileira de presos sendo preparados para serem executados. O texto que acompanha a imagem afirma que os 26 acusados eram políticos que foram presos por corrupção!

A ideia da publicação parece ter sido a de mostrar que o caso teria ocorrido recentemente, servindo de exemplo para outros países onde a corrupção “corre solta”…

Será que essa notícia, que foi amplamente compartilhada, é verdadeira ou falsa?

A China executou 26 políticos acusados de corrupção? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Quem espalhou essa informação não dá maiores dados a repeito dessa afirmação. Apresenta apenas uma foto com prisioneiros sendo preparados para o fuzilamento, mas não diz quando e onde o fato teria ocorrido.

A imagem usada para apoiar essa ideia é de uma cerimônia de fuzilamento é de uma execução pública feita em 2007, e os condenados eram acusados de assassinatos (de acordo com o Governo).

De acordo com o Death Penalty World Wide – que reúne dados sobre a Pena de Morte no mundo:

“Injeção letal e tiro são os únicos métodos autorizados pela  Lei  de  Processo  Penal  da China  de 1996. As execuções de tiro foram interrompidas em 2010 por uma decisão da Suprema Corte do Povo de fevereiro de 2009 que afirmava que a injeção letal é uma forma mais humana de execução do que tiro.”  

A organização confirma que houve “milhares” de execuções na China em 2017 e que até abril de 2018 não há nenhuma informação de mortes  pela  Pena  Capital  na China! (a própria entidade reconhece que esses números são aproximados, visto que muitas das execuções ocorrem sob segredo de Estado).

A China é o país com o maior número de execuções 

Segundo o que diz essa reportagem da Time,   crimes   de   corrupção   fazem   parte dos 46 crimes puníveis com a Pena capital na China.    No entanto, como mostrado nesse artigo de abril de 2016 da South China Morning Posta pena de morte imediata raramente foi imposta a altos funcionários corruptos nos   últimos   anos. A reportagem constatou que eles têm mais probabilidade de receber sentenças de morte suspensas por dois anos, sendo convertidas  para  prisão   perpétua   caso nenhuma ofensa adicional for cometida   durante o período de suspensão.

COMENTÁRIO:- SE NO BRASIL OS POLÍTICOS ESTIVESSEM SUJEITOS A ESTE   TIPO   DE   PENAS ,  ACABAVA-SE   DE   VEZ   COM   A   LEPRA   DA CORRUPÇÃO. 

 

 

Esta entrada foi publicada em Curiosidades com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s