A terrível e minúscula bitacaia (matacanha)

Pequeno trecho do autor, que faz parte da página 51 do livro “Café Amargo” As pessoas que viveram em África e na América do Sul conhecem este minúsculo mas perigoso insecto que ataca os pés das pessoas…

Um outro motivo por que não gostavam de andar calçados, era por causa das matacanhas. As matacanhas infiltravam-se no calçado e penetravam nos dedos, produzindo uma grande comichão e inchaço nos dedos, o que tornava o andar doloroso. A matacanha é uma pulga minúscula, que penetra nos dedos dos pés e se desenvolve produzindo um saco de ovos que pode chegar a atingir o tamanho de um grão de milhete. Tem de ser removida com habilidade, utilizando uma agulha fina. Alguns africanos eram de tal forma atacados pelas matacanhas, que acabavam por quase não conseguir andar. Eram então apelidados de calonjandas.

Muitos dos militares portugueses que estiveram a prestar serviço militar em Angola e em Moçambique foram atacados pelas malvadas matacanhas. Eis o testemunho de um militar que esteve a prestar serviço em Angola: Uma lavadeira velha que estava perto de mim, olhou para os meus pés e disse-me

– Ué chinder (branco) tem tacanha (matacanha ou bitacaia) nos pé”.

Não percebi mas quando cheguei a casa perguntei ao cozinheiro o que ela queria dizer.

– “Minino mostra lá os teu pé”.

Mostrei-lhe os pés e ele verificou que eu tinha um ninho de matacanha (espécie de pulga) quase do tamanho de uma ervilha num dos calcanhares. Foi buscar um canivete bem afiado e com muito jeito sacou o ninho de ovos de matacanha sem o romper. Seguidamente deitou-lhe por cima cinza do cachimbo. A ferida sarou em pouco tempo mas ainda hoje tenho a marca no calcanhar.

A matacanha ou bitacaia é muito vulgar por toda a África e é um autêntica praga. No início, quando a pulga entra na pele dá muita comichão e, então, é a melhor altura  para a tirar com uma agulha, caso contrário forma-se um ninho por baixo da pele com centenas de ovos que podem infestar o próprio portador da matacanha.

Classificação científica deste curioso insecto, que também existe no Brasil e a que vulgarmente se chama “Bicho-de-pé“.   O Tunga penetrans, mais conhecido como bicho-de-pé, é um inseto sifonáptero (Tunga penetrans) da famíliados tungídeos, de presumida origem sul-americana, relativamente comum nas zonas rurais. É o agente causador da tungíase: a fêmea fecundada penetra na pele do homem ou de outros animais, causando forte coceira e ulceração que pode servir como uma porta de entrada para infecções de agentes patogênicos perigosos como o Clostridium tetani, causador do tétano que vulgarmente se chama “Bicho de pé” na América do Sul. Em Angola as crianças eram muito atacadas por este insecto pois ele aprecia carne tenra e bem irrigada de sangue.

 

Esta entrada foi publicada em Coisas de Angola, Curiosidades, Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário